sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Tratado Antártico


Em 1946, os Estados Unidos realizaram a primeira grande expedição ao continente antártico. Entre 1948 e 1952, Suécia, Noruega e Inglaterra iniciaram uma pesquisa conjunta. O interesse cresceu com as descobertas de recursos naturais.

No Ano Geofísico Internacional, ocorreu de 1º de julho de 1957 a 31 de dezembro de 1958. Nesse período, paralelamente às demais pesquisas em andamento, em um total de 12 países, realizaram um importante programa de estudos científicos sobre a Antártica.

Com tantos interesses políticos e econômicos envolvidos na apropriação e exploração desse continente, surgiu a necessidade de elaborar normais de caráter internacional para organizar o controle do espaço antártico. Por isso que em 1º de dezembro de 1959 foi assinado o Tratado Antártico.

Esse mesmo acordo estabeleceu o prazo de 30 anos de internacionalização da Antártica, ou seja, o continente não é propriedade exclusiva de ninguém. Até 2041, a exploração econômica dos recursos do continente gelado estará protegida, pois por se tratar de um continente com características específicas nos espaços físicos biológicos, a Antártica constitui um espaço de extrema fragilidade ambiental; cada pequena alteração no seu ecossistema alcançará proporções elevadíssimas, motivo mais do que suficiente para que ela continue protegida da exploração humana.

Gabriela Leite 2ºano EM

Colégio Adventista Campo Grandense

Nenhum comentário:

Postar um comentário