sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

o modelo Socialista cubano

Localizado no Mar do Caribe, integrando o conjunto de países denominados de Grandes Antilhas, a ilha de Cuba atraiu durante décadas a atenção do mundo como um modelo de sucesso do socialismo. No entanto, o declínio do sistema na ex-URSS fragilizou toda a política e economia do pais.

Cuba interessava aos Estados Unidos, devido à proximidade geográfica. Conquistou sua independência da Espanha com o apoio estadunidense e, após a vitória sobre os espanhóis, Cuba passou a ser dominada pelos estadunidenses e, após a vitória sobre os espanhóis, Cuba passou a ser dominada pelos estadunidenses.

Para manter o controle da ilha, os Estados Unidos se associavam a governos corruptos e totalitários ate o ano de 1959, quando a revolução cubana liderada por Fidel Castro, assumiu o poder.

A revolução aconteceu paralelamente a disputa pela hegemonia entre a União Soviética e os Estados Unidos, conhecida como Guerra Fria.

Embora o socialismo não fosse motivo da revolução cubana, Fidel Castro, uma vez no poder, enfrentou a crise econômica no inicio da década de 1960 com o apoio da União Soviética. O acordo baseava-se na venda do açúcar cubano pelo preço acima do mercado e na compra de petróleo soviético e produtos industrializados por preço reduzido. Dessa forma, o socialismo foi adaptado ao governo de Fidel Castro, proporcionando a URSS um ponto estratégico para combater o capitalismo americano.

No governo de Fidel, a reforma agrária foi muito importante para a organização do país, que tinha aproximadamente dois terços da terra nas mãos dos americanos. Educação, saúde e habitação receberam altos investimentos, e como resultado, foram comparados aos índices sociais de países ricos. Todavia, por se tratar de um regime totalitário, a liberdade de expressão é suprimida.

Após o declínio do socialismo soviético, a economia cubana enfraqueceu. O quadro se agravou, somando-se o isolamento imposto ao pais pelos Estados Unidos e membros da OEA (exceto México), desde 1962. Sem poder comercializar com outros países, os recursos escassearam, penalizando toda a população, que foi perdendo as melhorias na qualidade de vida conquistadas nas ultimas décadas nas ultimas décadas.

Apesar das restrições comerciais, Cuba se mantém socialista tendo como principal atividade o turismo e o cultivo de alimentos em pequenas propriedades voltadas para o consumo interno. O modelo socialista cubano se diferia dos demais, ao ponto de ser conhecido como socialismo castrista.

Os pontos mais importantes referem-se a forma como a revolução ocorreu, liderada por guerrilhas,e a principio o apoio da maioria da população. Fidel Castro desenvolveu um a ditadura diferente dos padrões do restante da America Latina, atraindo a simpatia e até admiração popular em vários países.

Os principais problemas também discutidos por organizações de direitos humanos estão relacionados com as execução exílio da parte da população com pensamentos opostos ao socialismo castrista.

Após quarenta e nove anos decidindo os destinos de Cuba, e afastado do comando desde julho

De 2006, com a saúde debilitada, Fidel renunciou a presidência do país, em 18 de fevereiro de 2008. O novo presidente, Raul Castro, irmão do ex- presidente, foi eleito dias depois, 24 de fevereiro, mas já desempenhava a função de presidente interinamente. O novo governo tem anunciado medidas para estimular o aumento da produção agrícola, na tentativa de diminuir as importações de alimentos, já que a ilha não produz o suficiente para abastecer toda sua população. Outras pequenas medidas envolveram desde a liberação das vendas a varejo de DVDs, computadores e outros eletroeletrônicos. Segundo o novo presidente, estas providencias não encaminham Cuba para o capitalismo, apena ao modernizações no seu modelo socialista.

Daniele Rotela 2º ano EM

Colégio Adventista Campo Grandense

Nenhum comentário:

Postar um comentário