sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Climas e Biomas da América Central


A America Central, tanto em sua parte continental quanto na insular, está inteiramente dentro da zona Intertropical. As variações de temperatura ficam por conta da altitude. As menores médias térmicas ocorrem nas regiões mais elevadas.
Na America Central continental, o relevo interfere nos climas locais da mesma forma que no México. Assim, podemos definir quatro zonas climatica. As terras situadas em altitudes inferiores a 600 metros podem ser chamadas de terras quentes. Têm elevadas das medias térmicas, que variam entre 22°c e 26°c e chuvas abundantes. Semelhantes ao que ocorre na America do Norte, as precipitações são mais intensas na vertente Atlântica que na do Pacifico. Na faixa de 600 a 1000 metros de altitude, ocorre uma zona de transição do clima tropical para o subtropical. Isso se deve principalmente ao fator da altitude. Na zona delimitada entre 1000 a 1800 metros, as terras temperadas apresentam temperaturas medias anuais na faixa de 18°c a 23°c. acima dos 1800 metros, as terras geladas, a temperatura pode chegar aos 10°c como media anual.
Considerando que as paisagens vegetais dependem dos fatores temperatura e umidade, podemos já definir a vegetação original dessa região, formada por florestas tropicais com grande exuberancia. Atualmente, parte dessa vegetação original sofreu alterações provocadas durante todo o tempo de sua ocupação, primeiramente pelas civilizações que conquistaram essa área, como os maias e astecas e, posteriormente, pelos colonizadores espanhois.
As zonas biogeograficas são delimitadas de acordo com as zonas climáticas. As terras quentes situadas até cerca de 600 metros de altitude têm maior diversidade botânica do istmo. É nessa área que estavam situadas as florestas tropicais, com presença de grande numero de especies vegetais. O clima do America Central insular é predominatemente tropical umido, podendo haver diferenças significativas tanto para os climas, quantos para os biomas entre as ilhas ou dentro de uma mesma ilha, devido ao fator de altitude.

André Luid e Rivka Isly 2°ano EM
Colégio Adventista Campo Grandense

Nenhum comentário:

Postar um comentário