sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Antártica


A Antártica ou Antártida está localizada na região polar austral, e tem quase a totalidade de sua massa continental dentro do círculo Polar Antártico. É o mais isolado continente do globo. Seu contorno irregular apresenta duas reentrâncias preenchidas pelo Mar de Weddell e pelo Mar de Ross.

Sua superfície é coberta por uma camada eterna de gelo que, em algumas áreas, atinge 2,0 km e pode chegar a 4,8 km de espessura, elevando a altitude média do continente.

O clima polar, agravado por ventos fortes e constantes conhecidos como blizards, é o mais seco e frio do planeta, principal barreira para a flora e fauna continental. As temperaturas médias no litoral variam de 0°C NO verão a -15 °C no inverno e no interior do continente de

-32°C, no verão, e -65°C no inverno. A temperatura mais baixa, -89,2°C foi registrada pela estação da URSS em 21 de julho de 1893.

Apenas 2% do continente está livre de gelo ou neve, e mesmo assim poucas espécies de plantas dividem o espaço disponível com a fauna local. Devido a ausência de solo e á rigidez do clima, a flora se compõe de musgos, algas, fungos, liquens e duas espécies de gramíneas (Deschampsia Antarctica e Colobanthus quitencia).

As águas polares abrigam cerca de 150 espécies de peixes. Entre estes existe a possibilidade de exploração econômica de 12 espécies. Na base da cadeia alimentar da fauna marinha está o krill, pequeno crustáceo que mede entre 1 a 6 cm, intensamente pesquisado por cientistas brasileiros.

Os golfinhos, botos, baleias, focas e lobos-marinhos, integram as espécies de mamíferos que povoam as águas da Antártica. Entre as aves, a mais típica é o pingüim, que pode atingir o número de 1,5 milhão de indivíduos numa única colônia. A skua, os petréis, a pomba-antártida e os trinta-réis completam a reduzida variedade de fauna na Antártica.

A área total de 14.000.000 km² pode chegar durante o inverno a 32.000.000 km², resultante do congelamento dos mares, formando camadas de espessura variável, as branquisas.

Daniele Rotela 2°ano EM

Colégio Adventista Campo Grandense

Nenhum comentário:

Postar um comentário