terça-feira, 22 de novembro de 2011

Continente Americano - Características Gerais


Aspectos Gerais: O continente americano tem uma extensão de 42.560.270 km. É o maior no sentido latitudinal (norte/sul), entretanto, tem a menor extensão no sentido longitudinal (leste/oeste).

Aspectos Naturais: Continente é dividido em três porções. América do Norte, América Central, América do Sul.

- Relevo: Formação do relevo do continente americano se deve, sobretudo, às movimentações ocorridas na crosta terrestre no passado. Mas não podemos creditar apenas a elas a atual configuração do continente. O relevo é dinâmico, portanto, com o passar do tempo, a ação interna e externa dá a forma às paisagens. Na porção oeste estão as maiores altitudes. As formações dos conjuntos montanhosos estão localizadas no sentido norte-sul, e abrangem terras dos Estados Unidos, Canadá e México.


-Hidrografia: É extensamente aproveitada econômico, quer para transporte ou para a geração de energia. Muitos rios e lagos fornecem água para as atividades industriais, agropecuárias, ou para o uso doméstico. O sistema hidrográfico norte-americano está fundamentado em quatro grandes bacias: Ártica, Atlântica, a Pacífica e a do Golfo do México. Uma característica peculiar aos rios da vertente ártica é que permanecem congelados durante parte do ano.

Naíne Segawa 2º ano EM

Colégio Adventista Campo grandense

Nenhum comentário:

Postar um comentário